10ª edição da pesquisa The Most Influential Brands da Ipsos
O Instituto Ipsos, terceira maior empresa do mundo em pesquisa e inteligência de mercado, divulgou a lista das 10 marcas mais influentes do Brasil, durante evento nesta quarta-feira (19), em São Paulo. Duas empresas do setor de cuidado e beleza chamam atenção por destoarem das bigtechs, que puxam o ranking.
As varejistas de cosméticos Boticário e Natura ranqueiam em sétima e décima posição, consecutivamente. Além dessas marcas, o Nubank, na nona posição, completa o trio de companhias brasileiras que se juntam às demais da lista de todas estrangeiras.
O Nubank é o único banco que aparece no ranking, que está em sua décima edição. Segundo Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, nenhum outro banco apareceu no ranking em toda a década. Essa não é a primeira vez que o banco digital consta entre as 10 marcas mais influentes do levantamento do Ipsos.
Neste ano, a Mastercard, empresa dos Estados Unidos, empatou com o Nubank na nona posição. Para Calliari, a inovação que a empresa de meios de pagamento vem fazendo segue com extrema relevância dentro de um setor que segue em transformação.
O Google ranqueia em primeiro lugar pela décima vez consecutiva. Já o WhatsApp foi listado na segunda colocação, sendo a primeira vez que aparece entre os dez primeiros colocados.
A pesquisa avalia as marcas mais influentes no cotidiano e comportamento dos consumidores em seis dimensões: Inovação, Confiança, Presença, Empatia, Engajamento e Responsabilidade Socioambiental.
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As empresas top 10 são: Google (1º), WhatsApp (2º), YouTube (3º), Instagram (4º), Amazon (5º), Samsung (6º), O Boticário (7º), Netflix (8º), Nubank e MasterCard (9º) e Natura (10º).
Marcas nacionais se destacam: Neste ano, o ranking tem como destaque a presença de três marcas nacionais: O Boticário (7º), Nubank (9º) e Natura (10º).
Comparado ao ranking de 2021, cinco empresas perderam posições entre as 10 mais bem colocadas: Americanas, Facebook, Nestlé, Mercado Livre e Microsoft.